terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Pós Oscar 2012

O Oscar 2012 se foi e confesso não ter ficado tão feliz. No meu post anterior mostrei minha insatisfação com o filme O Artista, grande vencedor da noite.

O Artista é um filme bom, mas fraco (na minha modesta opinião). O que falta ao grande vencedor do ano é originalidade, não é a toa que o diretor do filme, Michel Hazanavicius, em seu discurso de agradecimento declarou: “Quero agradecer a três pessoas: Billy Wilder, Billy Wilder, Billy Wilder”. Como já tinha dito antes, o Artista é uma clara referência a Sunset Boulevard, filme de Wilder.

Mas não posso negar, o filme tem seus méritos. Não é fácil, em plena era 3D fazer um filme mudo e preto e branco e deixar o espectador, acostumado com a alta tecnologia, preso em uma cadeira por 1h40min, eu quase não aguentei, mas fiquei.

Por outro lado, apesar de ter “abocanhado” os 3 principais prêmios da noite (Filme, diretor e ator) o filme parece não ter atraido muito o público. O Artista teve, até agora, umas das piores bilheterias dos últimos tempos arrecadando apenas USS$74,2 milhões no mundo, enquanto seu concorrente Histórias Cruzadas arregadou, só nos Estados Unidos, US$169,6. Lembrando que O Discurso do Rei, grande vencedor de 2011, arregadou US$337 milhões pelo mundo. Mas a tendencia é que agora que se consagrou grande campeão, o grande público deixe o desinteresse e a preguiça frente a um filme mudo e corram para o cinema. Vamos ver.

Como fiz minhas apostas e minha torcida no post anterior, segue minha avaliação para entrega dos prêmios. Minhas apostas estavam a maioria certa, já a torcida…

Melhor filme

Aposta de vencedor - "O artista" - VENCEDOR

Minha torcida - "A invenção de Hugo Cabret"

O Artista e A Invenção de Hugo Cabret tem propostas muito parecidas e, acredito, que o prêmio estava entre os dois. Ambos fazem uma bela homenagem ao cinema, mas enquanto O Artista foge da alta tecnologia, Hugo usa de todo seus artefacto mágico para fazer essa homenagem.

Hugo é um filme que é feito para ser visto em 3D, é mágico, é quase uma fábula e é essa magia que me encantou. É um filme dificil de não cair nas graças do público, alguns relutam por achar que é um filme infantil, mas não é. É, na verdade, um filme para crianças e adolescentes que adulto nenhum pode perder.

Meu coração ficou apertado, sabia que O Artista ia ganhar, estava obvio, apesar de obvio e sem originalidade, é um filme diferente da sua época, mas lá no fundo eu tinha uma esperança de Hugo ganhar, pena, não levou. Confesso, fiquei triste.

Melhor ator

Aposta de vencedor - Jean Dujardin - "O artista" - VENCEDOR

Torcida para vencedor - George Clooney - "Os descendentes"

Jean Dujardin é a melhor coisa do Artista, está muito bem, era um ator desconhecido do grande público e fez um belo trabalho, mereceu o Oscar.

Porque minha torcida era pelo George? Birra, hahahaha. Embora seja fã do George e ele está excelente em Os descendentes, também merecia o prêmio.

Ator coadjuvante

Aposta e torcida para vencedor - Max Von Sydow - "Tão forte e tão perto"

Christopher Plummer - "Beginners" - VENCEDOR

Torci pelo Max e fui ingênua em achar que ele ia ganhar. Ela está muito bem em Tão forte e tão perto, é um trabalho incrivel, mas Christopher Plummer, no alto dos seus 82 anos era do grande favorito. Não farei uma critica ao Christopher, não vi Beginners, mas imagino o trabalho incrivel que ele fez.

Melhor atriz

Aposta e torcida vencedora - Meryl Streep - "A dama de ferro" - VENCEDORA

Não preciso nem falar nada certo? Meryl esta incrivel em A dama de ferro, era a grande favorita e levou. MERECIDISSIMO. A Dama de Ferro vale por ela e ponto final.

Melhor atriz coadjuvante

Aposta e torcida como vencedora - Octavia Spencer - "Histórias cruzadas" - VENCEDORA

Esse era mais um prêmio que estava muito obvio, até a Octavia Spencer sabia que ia ganhar, mas apesar de já saber ela se emocionou muito, foi lindo ve-la ganhar e também, foi lindo ver Jessica Chastain, colega de Octavia em Histórias cruzadas, perder. Ela também se emocionou com o prêmio da amiga, aplaudiu de pé, e ao abraçar Octavia declarou um lindo: “I Love You”. Foi fofo.

Sobre a atuação da grande vencedora é indiscutivel, ela arrasa, Histórias Cruzadas vale por sua história, mas também pelas suas mulheres. Estão todas muito bem.

Melhor roteiro original

Aposta e torcida como vencedor - "Meia-noite em Paris" – VENCEDOR

Woody Allen é o cara, ganha e não aparece para receber o prêmio mostrando que não está nem ai para academia.

Meia-noite em Paris é o melhor roteiro de 2011 e não tem o que discutir, é um filme lindo e muito bem estruturado. E me faça um favor, caro leitor, pergunte a todo mundo que você conhece e viu o filme se gostou. Aposto com você que não vai ouvir ninguém dizer NAO.

Trilha sonora original

"O Artista" - Ludovic Bource - VENCEDOR

Aposta e torcida como vencedor - "A invenção de Hugo Cabret"

Não vou discutir trilha, não entendo de música. Amei a do Hugo, como ouvinte, mas o Artista tem seu mérito. Afinal, mudo, só tem trilha. Embora eu tenha achado a trilha, assim como o roteiro, nada original.

Canção original

"Man or Muppet", de "Os Muppets", música e letra de Bret McKenzie - VENCEDOR

Aposta e torcida como vencedor - "Real in Rio", de "Rio", música de Sergio Mendes e Carlinhos Brown, letra de Siedah Garrett

Esse prêmio foi a maior palhaçada da noite. Não por ser brasileira não, mas a trilha de Rio não se compara com a dos Muppets. Mas o fato é que o Sapo comeu a Arara e o Brasil ficou sem prêmio mais uma vez. O que aconteceu? Não sei, talvez tenham dado tantos prêmios aos franceses que não quiseram premiar mais um estrangeiro.

Diretor

Michel Hazanavicius - "O artista" - VENCEDOR

Aposta e meia torcida para vencedor - Martin Scorsese - "A invenção de Hugo Cabret"

Meia torcida como vencedor - Woody Allen - "Meia-noite em Paris"

Mais uma vez o francês levou. Se mereceu? Não. Pra mim Scorsese e Woody mereciam muito mais, mas já falei muito do Artista e do Hugo, já está clara minha posição. Me calo.

Melhor filme em língua estrangeira

Aposta e torcida como vencedor - "Separação" - Irã - VENCEDOR

Outro prêmio obvio e muito merecido. Como falei no post anterior o filme Separação é um filme simples e ai que ganha. O que não falei no post anterior e que merece um comentário é o elenco do filme. Todos estão muito bem, podemos dizer que o Irã tem atores muito talentosos. E foi muito fofo ve-los ir as lágrimas na hora que o filme foi declarado vencedor. E é incrível ver um inimigo dos EUA ganhando um Oscar em solo americano

Efeitos visuais

Aposta e torcida como vencedor - "A invenção de Hugo Cabret" –

VENCEDOR

Já falei muito do Hugo, ele é feito pra ser 3D e os efeitos são incriveis. Premio merecidissimo, levou todos os premios tecnicos.

Roteiro adaptado

Torcida como vencedor - "Os descendentes" - VENCEDOR

Aposta como vencedor - "A invenção de Hugo Cabret"

Sinceramente não sei por que apostei no Hugo como vencedor. Enfim, torci pelo Os descendentes e ele ganhou. Gostei muito do roteiro, é simples, sem frufrus e com qualidade. Ponto final.

*Lembrando que tudo que escrevo aqui são as minhas opiniões, vocês podem concordar ou não. Deixem seus comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário