domingo, 19 de setembro de 2010

Aprendendo a viver em comunidade

Meus pais se separaram quando eu não tinha nem um ano, morei com a minha mãe e meus irmãos até meus 15 anos, sempre muito mimados pela mamãe sempre tivemos certas difuldades em nos virar!! Quando eu fiz 15 anos, meu irmão 20 e o outro 23 fomos morar com meu pai. Cauê não durou mto, logo foi para os Estado Unidos de onde nunca mais voltou! Pedro ficou lá um tempo e foi para Londres e qdo voltou se mudou para São Paulo. Eu permaneci, por quase 9 anos.
A vida com meu pai era um pouco diferente, não posso reclamar sempre fui mto mimada: a mais nova, a unica menina etc... mas ele sempre exigiu um pouco mais de nós. Lavar louça, arrumar o quarto, manter a casa em ordem etc...Quando brigávamos era pq eu deixava algo fora do lugar , monopolizava a tv ou algo do genero. O que eu ouvia era sempre a mesma coisa "vc nao sabe viver em comunidade".
Quase 9 anos depois resolvi arriscar: fui viver em comunidade. Sai do conforto da casa do meu pai, do colo do papai e da mamae (que sempre estava por perto) e me aventurei em terras cariocas. Uma das razões era justamente aprender a viver em comunidade. Me mudei para um apartamento onde moravam mais 2 meninas e um hamster. Pouco de um mês depois ganhamos mais uma companhia. Hoje somos em quatro mulheres e um hamster.
Hoje vivo por conta propria: pago as contas, faço faxina (agora contratamos uma faxineira, mas ainda tenho q manter, tirar lixo...), cozinho minha propria comida (as vezes), lavo minha louça, divido com as meninas a função e lava roupa e etc...
Mas a coisa mais dificil não é limpar o banheiro e sim é, sem duvida, lidar com as diferenças. Morar com 3 pessoas que tem muitas opiniões e valores diferentes dos seus, que tem uma criação diferente da sua não é fácil, muitas vezes batemos de frente, mas vamos lidando.
Esses tempos tivemos uma grande briga, dividiu a casa em 2, o clima pesou, laços de amizade foram criados e outros destruidos. No atual momento as coisas melhoraram, mas confesso, é muito difícil viver com pessoas com valores tão diferentes dos seus.
É engraçado que as vezes as pessoas se unem em momentos de dificuldade, no momento em que percebem que tem opiniões parecidas sobre determinada coisa e acabam deixando de lado outra diferenças. Nos apegamos naquela coisa em comum e esquecemos o resto. Não digo que seja o sufiente para acabar com uma amizade ou um companherismo, mas serve para abrirmos os olhos e ficarmos ligados para que não sejam cometidos os mesmos erros do passado. Um hora, percebemos que aquela pessoa não é tudo aquilo e pode até mesmo te dar uma rasteira e ser bastante injusta com vc.
Nessa convinvencia em comunidade aprendi muitas coisas, ganhei mais responsabilidade e por incrivel que pareca aprendi a ter uma coisa que nunca tive: paciência. Sempre fui estourada e mal humorada, mas tenho aprendido a lidar melhor em situações de crise, até me surpreendo as vezes.
É bom viver em comunidade? A experiência é: crescemos muito, amadurecemos muito, mas se vc tiver a possibilidade e condição (principalmente financeira), não se arrisque, vá pro seu canto. Tem gente que tem medo da solidão, mas fica a dica: antes só do que mal acompanhado!!

UM GRANDE PS:

Quero deixar registrado aqui
meu agradecimento e carinho a todos que deixaram comentários do meu twitter, facebook e mandaram email sobre a coluna do Bellotto do último dia 17. E deixo principalmente o meu carinho e meu agradecimento ao Tony pela homenagem e por tdo q ele e a família tem feito por mim. Pra quem não leu, segue o link: http://www.blogdacompanhia.com.br/2010/09/a-sangue-frio/

2 comentários:

  1. "Antes só do que mal acompanhado!" + condição financeira confortável é o que há, hein Sófi?!
    Sorte sempre amiga... precisando rasgar uns babados, tamo aqui ahahahahah
    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Ihhhhhh que energia!! hehehe Desde que vc tenha ao menos um ponto em comum com alguem, vc ja nao esta mal acompanhada. Um ja basta :)

    ResponderExcluir