segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O fim de uma jornada

Sei, sei, prometi fazer postagens mais frequentes, mas a situação complicou. A desempregada e desocupada Sofia, passou a ter vários afazeres. Voltei a ter uma vida muito parecida com a de Ctba, acabaram as idas para a praia, as tardes em frente a tv... estou trabalhando. E se um emprego nao fosse suficiente to com dois, alem de um bico q continua rolando de vez enquando. Virei vampira, trabalho das 19h as 8h, chego em casa la pelas 9h, se da eu durmo se nao vou mantendo meu bico que curto pacas.
Mas não é pra falar dos meus trabalhos que apareci por aqui hj. Hj, em uma madrugada tranquila e quase parada no trabalho consegui não só escrever para vcs como terminar minha jornada. 1 mês e 852 páginas depois terminei de ler 2666 de Roberto Bolaño.
De inicio hesitei em me "jogar" nessa aventura literaria, mas acabei sendo convencida e quer saber? Gostei. O romance é dividido em 5 partes, a primeira é bacana, mas nada incrivel, depois que começa a melhorar. A penultima parte é complicada, quase 300 páginas sobre assassinatos de mulheres que ocorrem em uma cidade ficticia do México, assassinatos esses que Bolaño descreve com uma riqueza de detalhes que chega a embrulhar o estomago, mas depois de passada a chamada "Parte dos crimes" é correr pro abraço.
No fim da minha jornada, segunda-feira (ou já seria terça?!?), 3h49 da manhã, diretamente do Projac, dei um grito, não sei se foi de alivio, de tristeza ou de alegria. Mas tive que me conter ou meus companheiros de redação nao iam entender nada, fiquei necessitada de ter algm com quem dividir esse momento, um momento que só um leitor de 2666 pode compreender, escrevi para um amigo, o que me indicou a tão "pesada" leitura.
Divido a sensação com vcs tb, não sei se irao compreender. Como disse nao sei se senti alivio, tristeza ou felicidade, sei que me sinto completa, percebo que esse mes nao foi desperdicado com uma coisa qualquer. A ultima vez que me senti assim foi quando terminei o A Sangue Frio do Truman Capote, todas as 5x q li fiquei com essa sensação q achei q nenhum livro conseguiria superar. Nao sei o Bolano roubou esse espaço na minha mente literaria, no meu coração literario um lugar que é pra sempre do Capote, por ter sido o primeiro livro que li na faculdade e que me despertou ainda mais o desejo de ser jornalista. Oq sei é que o Bolano me consquistou. Hoje a noite, ao fim da minha jornada de trabalho, meus sonhos nao serão com os bizarros personagens que me deparo no meu trabalho da madrugada, mas sim com os bizarros personagens da brilhante mente do Bolano.
Uma jornada que se encerra. Uma sensação talvez, de missão comprida

Um comentário:

  1. Sofia, ainda não li o 2666, mas tem um outro do Bolaño que é ótimo, o nome em espanhol é Estrella distante, não sei se já saiu em português, acredito que sim, tem a força literária que vc encontrou em 2666. Tente lê-lo, vale a pena. Boa leitura para você!

    ResponderExcluir