quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Dia 15- Paris

Dia 03/08 - Paris e Epernay

Acordamos atrasados e fomos correndo pegar um taxi ate a estação Gare Du l'est onde pegamos o trem para Epernay. Epernay é uma micro cidade, o mais apropriado seria vila, há 1 hora e 10 minutos de Paris, onde fica a Moet Chandon.
Logo que chegamos fomos almoçar e nos preparar para o que vinha em frente. Depois do almoço fomos caminhando ate a Moet. Chegando lá, vimos que muita gente aguardava o inicio do tour. Quando fomos ate a recepção, descobrimos que estávamos agendados em uma "private tour" em português ainda por cima, oq facilita muito as coisas.

Fomos levados a uma sala particular enquanto esperavamos nosso guia. Quando ele chegou descobrimos que aquela sala era a sala exclusiva de Napoleão. Começamos nosso passeio com um tour pela casa e descemos ate as caves (adegas). As caves tem 28 km de extensão e uma quantidade de champanhe avaliada em 4 bilhões de euros. Durante o passeio aprendemos muito sobre os tipos de champanhe e como eles são produzidos, muito legal. Tivemos acesso a garrafa de champanhe mais velha do mundo, que era do tempo de Napoleão e a muitas historias dele, que era amigo do fundador da Moet e apreciava muito um bom champanhe.

Depois voltamos a sala de Napoleão onde nos foi servida a Moet Chandon Gran Vintage, ano 2002, a melhor champanhe dos últimos 32 anos. Tomamos a branca e a rose, perfeita. Essa champanhe produzida em 2002 é muito rara, para atingir essa qualidade é necessária uma quantidade exata de chuva e sol nos vinhedos.

Depois da degustação fomos as compras e dali fomos ate o Escritorio de turismo em frente que faz degustação de outras champanhes, alem da Moet, mas sem duvida a Moet é muito melhor.

Pegamos o trem de volta para Paris e fomos para o hotel descansar um pouco antes de seguir para Torre Eiffel mais uma vez. Não pudemos comprar ingresso pela internet, pois tem que ser 2 dias antecipados e acabou acontecendo a mesma coisa de ontem: o acesso ao ultimo andar fechou por lotação.
Dessa vez não desistimos e subimos apenas ate o segundo andar mesmo. Muito legal, uma super vista.
Resolvemos ir ate o primeiro andar de escada e quase morri de medo. Ventava muito e escada balançava, desci correndo, hahahahahaha.



Depois jantamos e voltamos para o hotel. Amanha ultimo dia de viagem.

Um comentário:

  1. Estou curtindo a viagem de vocês. Que delícia! Tenham uma ótima viagem de volta! Beijos. Mazé

    ResponderExcluir