quinta-feira, 28 de julho de 2011

Dia 9- Ultimo dia em Roma

28/07 - Roma
Título: Aula de história

Para compensar a chuva de ontem, hoje amanheceu com muito sol e calor. portanto: rua. Dia mais quente até hoje, média de 35 graus (nada grave). Pegamos o metro ate a Piazza San Pietro in Vincoli, onde, dentro da basílica fica a estatua de Moises de Michelangelo (os chifres em sua cabeça deveriam ser feixes de luz).

Esta Igreja foi construída originalmente para guardar as correntes que prenderam San Pietro, que ficam sob o altar-mor.

Porém ficou mais conhecida pela túmulo do Papa Julio II, de Michelangelo. A idéia do artista era de construir um túmulo com mais de 40 estatuas, mas foi chamado para começar o Juízo Final, da capela Sistina. Assim, o túmulo final ficou com uma fachada de 6 estatuas. Os Escravos Moribundos, que estão em Paris e Florença e esta estatua de Moises.
De lá seguimos para o Colosseo onde pegamos o onibus para o Vaticano. Chegando no museu vimos coisas muito legais como obras de Matisse e as salas de Rafael, aposentos do papa Julio II decoradas pelo artista. O trabalho levou 16 anos e Rafael morreu antes da sua conclusão. Os afrescos mostram os ideais religiosos e filosóficos dos artistas renascentistas.

Mas nada tão incrível quanto a Capela Sistina de Michelangelo. As paredes são de artistas como Perugino, Ghirlandaio, Botticelli e Signorelli e fazem paralelo entre a vida de Moises e a de Cristo. Michelangelo finalizou a obra com a magnifica parede do altar: O Juízo Final. Já o teto é todo de Michelangelo. Cercado com imagens do velho e do novo testamento, o teto foi pintado entre 1508 e 1512. Não podia tirar foto, mas, pelos meus leitores, dei um jeitinho brasileiro com o IPhone (ficou horrivel , mas tdo bem).

Saímos do museu e fomos almoçar no restaurante em frente. Depois do almoço seguimos caminhando sentindo Pantheon. Passamos pelo Castel Sant'Angelo e caminhamos pela ponte com mesmo nome. Para fugir do sol escaldante entramos em uma ruelinha q percebemos ser a Via do Governo Vecchio sede do governo papal nos séculos 17 e 18. Ali tomamos o melhor sorvete italiano. Primeira nota 10 em refeições.
Seguimos por ela e chegamos na Piazza Navona, onde fica a embaixada brasileira alem de muitas outras atrações como a Fontana dei Quattro Fiumi. Construida pelo papa Inocencio X Pamphili, a fonte mostra quatro gigantes que representam os 4 rios conhecidos na época: Ganges, Danubio, Nilo e Prata e foi projetada pelo arquiteto Bernini. Em frente fica a igreja Sant'Agnese in Agone, onde, supostamente foi um prostibulo no qual a santa Agnes teria sido exposta nua para forçá-la a renunciar sua fé.

A Piazza estava cheia de turistas e artistas de rua. Um agradável fim de tarde.

Seguimos nossa caminhada e chegamos ao Pantheon, o templo de "todos os deuses" que, na Idade Media, foi transformado em igreja. O templo mais antigo de Roma com 2 mil anos, abriga o túmulo de alguns reis da Italia moderna e do artista Rafael. O templo foi o escolhido de hoje para ser modelo de mais um desenho do meu pai.

Em seguida comemos um creme café no, considerado, melhor café do mundo "Caffe Tazza D'Oro". Detalhe: o café vem de Santos.
Seguimos de taxi para o Tempieto, considerada primeira obra renascentista, onde meu pai fez mais um desenho.

O Tempieto fica dentro da embaixada da Espanha e no alto do morro, o que nos proporciona uma visão excelente. Pegamos o taxi e voltamos para o hotel. Para fechar Pizza no jantar.